Deral estima que apenas 7% da área total já foi semeado
A época do plantio de soja já começou, mas a falta de chuvas está atrapalhando o início da semeadura em boa parte do Paraná. Segundo o economista do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), Marcelo Garrido, até o dia 28 de setembro, foram semeadas 7% (400 mil hectares) da área estimada de plantio no Estado. “No mesmo período do ano passado, aproximadamente 3% da área tinha sido semeada (154 mil hectares). Importante ressaltar que, em 2020, o Paraná também foi afetado por um clima seco que prejudicou o plantio no início do ciclo”, explica. O Paraná tem uma estimativa de produzir, nesta safra, aproximadamente 21 milhões de toneladas de soja
Segundo Garrido, ainda não há preocupação com atrasos no plantio. “Os produtores paranaenses acompanham com atenção a situação climática, visto que no ano passado já foram prejudicados pelo clima seco. Mas ainda é muito cedo para se falar em algum reflexo com relação a produção de milho safrinha, já que estamos ainda nos primeiros dias dos trabalhos de semeadura”, afirma. A perspectiva é que o fenômeno La Niña, com intensidade moderada, deve influenciar primavera e verão brasileiros. Isso traz, para a região Sul, características como redução e irregularidades de chuvas. “Se isso ocorrer com uma intensidade maior, podemos ter algum tipo de reflexo na produtividade das culturas de verão”, diz.
De acordo com ele, o ciclo está apenas no início e ainda não é o momento de preocupação. “A Secretaria de Agricultura acompanha com atenção a situação. Caso haja necessidade, a SEAB irá entrar em contato com os demais órgãos que acompanham o setor e estudará as medidas pertinentes, para ajudar os produtores”, afirma.
A Paraná Wood Agrícola ainda não começou a semeadura. Segundo o gerente Douglas Mendes, a empresa optou por esperar a chuva para não haver problemas posteriores. “Por enquanto, estamos apenas fazendo testes de máquinas e regulando. Só devemos começar mesmo após a próxima chuva”, diz. Para esta safra, a empresa vai contar com uma área total de 871 hectares próprios, 16,67% a mais de área que a anterior.