DJI_00270-2

Paraná: ótimo para investimentos ESG

Negócios sustentáveis estão crescendo e aumentando rentabilidade

O Paraná, de modo geral, é um estado interessante para investidores que queiram diversificar seus rendimentos, principalmente em projetos de negócios com sustentabilidade. Segundo estado mais competitivo do Brasil, de acordo com a The Economist Intelligence Unit, e o terceiro melhor ambiente de negócios e investimentos do país, o governo do estado tem um programa de incentivos e apoio ao investidor, chamado Invest Paraná, com uma linha específica para soluções sustentáveis, o Invest Pass.

Para quem quer apostar em projetos ESG (sigla em inglês Environment, Social and Governance que avalia empresas de acordo com seus impactos e desempenho em três áreas: meio ambiente, social e governança corporativa), o plantio de florestas e o agronegócio baseado em integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF) são áreas que apresentaram excelentes resultados nos últimos anos.

Em 2019, segundo dados da IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores, de modo geral, o Paraná aumentou a produção de eucalipto em 20% e de pinus, em 40%. No Brasil como um todo, a IBÁ prevê investimentos em expansão de R$ 35,5 bilhões até 2023, destinado para florestas, novas fábricas, expansões, tecnologia e ciência, o que demonstra a confiança do segmento no crescimento da economia verde, na opção dos consumidores por produtos com rastreabilidade, originados em fontes renováveis, recicláveis, biodegradáveis, e que, por sua base em árvores plantadas, absorvem e estocam CO2. O setor de árvores plantadas atua há anos com produção sustentável, provendo inúmeros produtos de origem renovável, essenciais para o dia a dia das pessoas como móveis, livros, pisos, papéis higiênicos e embalagens.

Ótimos resultados também estão sendo obtidos na ILPF. Segundo dados da Cocamar, só em sua área de influência, são mais de 200 mil hectares de integração, com um crescimento médio de 10% de área por ano, mas voltada principalmente para recuperação de pastagens degradadas. Dados da Embrapa, no entanto, apontam que o Paraná tem uma área de 416.517 hectares voltados para a ILPF.

O Grupo Paraná Wood (GPW) é um exemplo de case de sucesso em negócios ESG. Nos últimos dois anos, a área de florestas plantadas pela Paraná Wood Florestal, em São Jerônimo da Serra, no norte do estado, teve um crescimento de 38% e soma hoje 1.460 hectares de floresta própria, com plantio, manejo e tecnologia empregados de forma personalizada em cada gleba. Com adubação, tecnologia e conhecimento, a produção de eucalipto na Paraná Wood Florestal chega 65 metros cúbicos por hectare ano. Ao final da colheita, a cada sete anos, totaliza 454.4 metros cúbicos por hectare. 

Já a Paraná Wood Pecuária vem fazendo diferença ao integrar sistemas para lucratividade e sustentabilidade na criação de gado. A ILPF proporciona alta lucratividade por hectare com a madeira e garante maior desempenho dos animais devido ao conforto térmico e forrageiras favorecidos pelas árvores, com menos stress priorizando o bem-estar animal. Na estação 2019/2020, os manejos adotados na recria apresentaram animais saindo da média de 227,3kg para 523,28 kg, um ganho de 9,74 arrobas por animal.

Comments are closed.