Embora muita gente não saiba o valor de um palete, ele é fundamental para a movimentação de cargas
A economia brasileira depende do transporte de cargas de uma região a outra do Brasil. Os grandes centros produtores – principalmente nos segmentos da indústria em geral, construção civil e agronegócio – distribuem seus produtos para todo o Brasil, basicamente por meio de caminhões. Só no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 67% no transporte de cargas em relação a 2020, que já havia também registrado crescimento de 62% em relação ao período anterior, segundo um estudo da plataforma on-line de transportes de carga FreteBras.
Imagine o que seria desses carregamentos de cargas sem paletes?
Os paletes são plataformas de madeira que facilitam a movimentação, o transporte e a armazenagem dos produtos. Com eles, é possível transportar, de forma segura, cargas pesadas em quaisquer meios de transporte adequado. Na hora de descarregar, eles facilitam a movimentação da carga com carrinhos ou empilhadeiras manuais ou elétricas. Seu formato permite uma armazenagem correta dos produtos em locais adequados.
Os paletes de madeira são os mais utilizados, principalmente por serem ecologicamente corretos – já que são produzidos a partir de matéria-prima vinda de florestas certificadas, de baixo custo e que, em caso de quebra, podem ser facilmente reparados. A madeira usada é, principalmente, o eucalipto por ser mais resistente ao apodrecimento, com baixa tendência ao rachamento e resistente ao ataque de cupins. Eles são entendidos como ferramentas da logística e movimentação de materiais de vários segmentos industriais.
Segundo Douglas Mendes, gerente-geral da Paraná Wood Indústria Madeireira – que comporta uma fábrica de paletes em suas instalações, em São Jerônimo da Serra (PR) -, o amplo uso dos paletes de madeira está aumentando em vários setores porque são uma solução versátil. “Além do baixo custo, comparado com outros materiais, eles podem ser reciclados para outros usos, depois que sua vida útil para o setor de cargas expira, em média com três anos de uso”, diz.
A fábrica da Paraná Wood confecciona cerca de 25 mil paletes ao mês, em diversos modelos – standart (medidas: 38,5 KG – 100 cmX120cmX13mm, com capacidade dinâmica de 1.000 a 1.200 KG e capacidade estática de 2.000 a 2.200 KG); one way (Medidas: 30 KG – 100 cmX120cmX13mm, com capacidade dinâmica de 600 a 800 KG e capacidade estática: de 1.200 a 1.600 KG) e longarina (Medidas: 20 KG – 110 cmX110cmX10mm, com capacidade dinâmica de 200 a 500 KG e capacidade estática de 800 a 1.000 KG). “Porém, se o cliente necessitar de paletes com medidas especificas, nós também produzimos de acordo com as especificações”, explica Mendes.